terça-feira, 12 de julho de 2011

Jardim do Seridó - RN: Breve histórico do município

As primeiras penetrações nos sertões do Nordeste Brasileiro, ocorreram no final do século XVII, através de uma expedição comandada por Domingos Jorge Velho, com a finalidade de reprimir a revolta dos índios Cariris. Assim, portanto, se inicia a história do município de Jardim do Seridó.
Por volta do ano de 1770, afluíram as primeiras correntes de povoamento, tendo o tenente Antônio de Azevedo Maia (2º) se estabelecido na Fazenda Conceição, comprada ao Sargento-Mor Alexandre Nunes Maltez. E foi aquele o local que o Tenente Antônio escolheu para construir a Casa da Fazenda, ainda hoje preservada, situada á Av. Dr. Fernandes, nº 107.
Vinte anos depois, exatamente a 6 de novembro de 1790, o Tenente Antônio de Azevedo Maia e sua esposa Micaela Dantas Pereira, doaram 600 braças de terra de sua Fazenda Conceição, a fim de que fosse construído o Patrimônio da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, cuja paróquia foi criada pela Lei Provincial nº 337, de 04 de setembro de 1856.
O município de Jardim do Seridó fica distante cerca de 242 km de Natal - capital do estado. Foi criado no dia 1º de setembro de 1858, conforme Lei Provincial nº 407, quando a antiga povoação da Conceição do Azevedo foi elevada a categoria de Vila, recebendo a denominação de Vila do Jardim.
Em 27 de agosto de 1874, a Vila do Jardim passou a categoria de cidade com o nome de Jardim do Seridó, para se distinguir de Jardim de Angicos, no mesmo estado.
Jardim do Seridó está situado na mesorregião Central Potiguar e na microrregião do Seridó Oriental. Possui uma área de 369 km² e 12.115 habitantes (IBGE- censo 2010). É limitado ao norte pelos municípios de São josé do Seridó e Acari, ao sul pelos municípios de Ouro Branco e Santana do Seridó, a leste pelos de Carnaúba do Dantas e Parelhas e a oeste pelo de Caicó. O clima é semi-árido varia de 25 a 29 ºC em qualquer mês, significando que o clima é quente durante quase todo o ano.
Diz uma lenda que o nome da Conceição do Azevedo foi mudado para Vila do Jardim, devido a um famoso jardim cultivado pelo capitão Miguel Rodrigues Viana. Mas, segundo Felinto Elísio de Oliveira, que era bisneto de Antônio de Azevedo Maia e sobrinho de Miguel Rodrigues Viana, o jardim de Miguel datava em 1862 a 1864, e a vila ja era do Jardim desde 1858. O jardim nascera 4 ou 5 anos depois de a vila ter esse nome por lei.
 (Fonte:AZEVEDO,José Nilton de.Um passo a mais na história de Jardim do Seridó.)








Nenhum comentário:

Postar um comentário